domingo, 12 de maio de 2013


FACULDADE DE TECNOLOGIA DE POMPEIA – FATEC POMPÉIA








RELATÓRIO DE VISITA TECNICA
(SEMENTES ELLIT LTDA-CRUZÁLIA)













Autor: Danubio jose dos santos






Trabalho realizado como exigencia parcial da diciplina de Maquinas Agricolas 3, ministrado pelo Professor  Edson Tanaka








POMPEIA,
2013



  1.  Cenário do mercado de semente no Brasil

A agricultura extensiva que vem proporcionando ao país, sucessivos recordes de produção e exportação a ponto de ser o principal responsável pela balança comercial positiva teve início nos anos 60 com a intensificação da mecanização agrícola e da aplicação de tecnologias propostas pela Revolução Verde. Nesta década foi estruturado no Brasil o Sistema Nacional de Sementes, pois sem a participação de  sementes melhoradas não se teria uma agricultura de resultados, com elevados índices de produtividade e eficiência como se almejava para o Brasil. O segmento da Industria de sementes teve também influência preponderante no recente sucesso do agronegócio brasileiro.
O negócio de sementes no Brasil evoluiu mesmo diante de dificuldades e atualmente passa por uma completa reestruturação provocada por significativas mudanças na legislação e no ritmo cada vez mais acelerado do avanço tecnológico dos países concorrentes. Paradoxalmente, a exemplo de outros segmentos do agronegócio, vem sendo preterida pelos sucessivos governos, com reduções nos investimentos em pesquisa pública, disponibilidade escassa de recursos para financiamento e custeio das atividades produtivas, falta de um sistema eficiente de seguro agrícola, descaso com as infraestruturas necessárias para um crescimento que já se comprovou ser possível e uma ineficiência completa em manter a legalidade no campo em todos os sentidos, desde o combate a invasões de áreas produtivas até a simples obediência a legislação existente.

  1. A empresa sementes ellit

A Empresa Sementes Ellit Ltda. foi fundada em 2008, que tem como objetivo produzir sementes de alta qualidade, dentro de seu portfólio esta a produção de sementes de trigo, soja, triticale. Com uma boa infraestrutura dotada de um barracão dividido em secadores, escorredores, separadores e armazéns são capazes de atender seus clientes com segurança, conforto e responsabilidade. Como a empresa possui seu próprio laboratório consegue diagnosticar a efetividade de maturação de uma cultivar antes que o grão chegue ao campo, e com a mesma precisão é feita a medição do teor de umidade e de qualidade dos grãos que chegam do campo para a produtora e revenda de grãos.
           
  1. PROCEDIMENTOS PARA MANUNTENÇÃO DA QUALIDADE
·         Controle tratos culturais
Segundo a Engenheira agronômica Tarjuli representante da empresa os procedimentos para uma boa produção começa com uma boa semente, depois vem com tratos culturais uma dedicação no controle intenso sobre plantas invasoras, segundo a Agrônoma é de extrema importância à erradicação de qualquer tipo de cultura ou erva que coabite o mesmo espaço reservado exclusivamente para a produção de sementes, pois não pode haver contaminação das sementes na colheita, uma vez colhida poderá a se tornar uma praga, devido ao tamanho relativamente pequeno de seus órgãos propagativos e a facilidade de proliferação destes tipos de ervas.

·         CONTROLE NA QUALIDADE FISIOLÓGICA DA SEMENTE

Quando o material é colhido alguns procedimentos são necessários para aferir a qualidade e a produtividade daquele material, para mensurar a qualidade é realizado testes para determinar o potencial vegetativo daquele grupo de sementes, o primeiro e mais rápido é avalição de dano mecânico, onde em uma solução de hipoclorito a 10% é submerso 100 grãos de soja, após 10 minutos dentro da solução e aferido quando grãos ouve inchamento devido ao rompimento do tegumento e assim é possível obter uma relação de grãos danificados, outro teste é possível detectar o dano na semente e se ouve morte parcial ou total do embrião, através de uma solução de tetrazólio é possível detectar agentes causais de baixa fertilidade. O teste, além de avaliar a viabilidade e o vigor dos lotes de sementes, fornecendo o diagnóstico das possíveis causas responsáveis pela redução de sua qualidade: danos mecânicos, deterioração por umidade e danos de percevejo, que são os problemas que mais comumente afetam a qualidade fisiológica da semente de soja. Porém, além desses, os danos de secagem, de estresse hídrico e de geada podem também ser facilmente visualizados pelo teste.
Apesar de ser um teste demorado a serem obtidos o seu resultado, mas, porém apresenta uma boa resposta a ao final é o teste de germinação, onde são dispostas sementes de ampla cultivar sendo que para trigo são 50 e soja 25, em um guardanapo de papel umedecido e posteriormente envolvido formando tipo rolo e são condicionados em lugares seguros e limpos sem que haja contato com a luz e ou fungos contaminando-os e prejudicando seu resultado, ao final de uma semana é possível notar a o valor de germinação daquele lote, a vantagem deste teste é que pode ser feito com qualquer cultura.

·         Controle na qualidade do armazenamento
As sementes ao chegarem à empresa passam pela balança, onde lá é feito a classificação das sementes de acordo com o teor de umidade obtido dos grãos e sua impureza, após isso é destinados aos locais de descargas denominados “moendas”, depois seguem por elevadores ate a mesas de separação por densidade, posteriormente segue para secagem a gás e permanece ate atingir a media de umidade ideal para armazenamento.
O armazém é preparado para alta capacidade de carga, com estoque confiável consegue manter um bom atendimento aos seus clientes em épocas mais criticas, com proteção imantada consegue manter a temperatura constante e adequada para cada cultivar.

·         CONTROLE COLHEITA

A semente pode ser definida como um óvulo maduro e fecundado, contendo em seu interior uma planta embrionária, substâncias de reserva (às vezes ausentes), ambas protegidas por um ou dois envoltórios (casca). E um ser total frágil em que qualquer contanto severo pode ocasionar danos e ou morte do embrião. A grande parte deste tipo de dano esta relacionado à colheita e ou a colhedora, geralmente mau regulagem entre o deslocamento da maquina e a velocidade do caracol, ou velocidade de manipulação da massa dentro do côncavo, os fatores que levam a esse tipo de dano mecânico são vários. Recomenda-se que haja calibração correta do equipamento e verificação e acompanhamento constante da colheita para evitar esses danos, que são responsáveis por perdas em cerca de 20% da produção se não haver controle.
Outro tipo de perda é no campo geralmente por regulagem da altura da plataforma, onde as facas não atingem o ponto de inserção da ultima vagem que é o recomendando, ocorrem perdas também quando se tem uma alta rotação do molinete é a cultura encontra-se já em estado de maturação então o choque com o molinete provoca uma debulha precoce, perca na trilha também são comuns e também percas naturais da própria característica da planta. Todas essas somam as perdas totais que são mensuradas pelo processo de contagem manual de uma área equivalente às medidas da plataforma, onde através de um copo medidor volumétrico é predito quanto foi a perda em sacas por hectare, é um método bastante simples, porém de muita importância.

·         COLHEDORA JOHN DEERE 9597 STS

Uma colhedora munida de um rotor axial, com plataforma tipo Hidra Flex 630F com 30 pés de comprimento, é uma colhedora hibrida com capacidade de colheita automatizada por autopilot, estes são alguns possíveis processos adotados na maquina para adequação a condição da cultura a ser colhida, lembrando que cada cultura deve ser encarada de forma diferente, então se deve proceder aos mesmos princípios para regulagem do molinete onde apresenta regulagem de inclinação e de altura, e a regulagem dos dedos do molinete, regulagem do avanço do molinete, regulagem da esteira de alimentação tencionamento e altura, regulagem do avanço do côncavo em relação ao rotor na parte da trilha, na parte da retrilha não tem essa opção de regulagem, é possível fazer a troca da rotação do rotor de acordo com a necessidade da operação agrícola, troca das gengivas do rotor, regulagem da peneira também são possíveis.
A atenção com sensores também são primordiais, pois são responsáveis pela predição do produto colhido pela maquina, fatores como limpeza e manutenção deles deve ser constantes.

·         CONCLUSÃO

Esta visita foi possível identificar fatores que pode vir reduzir ou amentar a produtividade em uma produção agrícola, e que o gerenciamento é definido pela importância das ações correta a ser tomada. O importante é saber quando decidir fazer essas alterações a fim de melhorar o rendimento operacional e diminuir as perdas consequentes do sistema.




Nenhum comentário:

Postar um comentário