domingo, 12 de maio de 2013



FACULDADE DE TECNOLOGIA DE POMPEIA – FATEC POMPÉIA








RELATÓRIO PALESTRA ZILOR













Autor: Danubio J. Santos





Trabalho realizao como exigencia parcial da diciplina de Maquinas Agricolas 3, ministrado pelo Professor  Edson tanaka










POMPEIA,
2013
1.    A EMPRESA ZILOR
 Indústria de energia e alimentos que transforma recursos agrícolas e naturais de maneira sustentável, comprometida com o desenvolvimento social das comunidades onde atua. Produz: açúcar, etanol, energia elétrica, levedura e derivados (biorigin) mercados atendidos: Brasil, América latina, USA, Canadá, África, oriente médio, Ásia e Oceania.

2.    qualidade em operações agricolas
Qualidade são a melhoria contínua de procedimentos, produtos e equipamentos.”

·         qualidade em solos agrigolas
A qualidade em solo em seu aspecto pode ser definida em muitas formas tornando-se amplo a sua analise, mas simplificando segundo LARSON & PIERCE (1991), qualidade de solo é quando o solo esta apto para uso. Mas já DORAN & PARKIN (1994), sugerem uma definição mais complexa para QS (qualidade do solo), que envolve a capacidade do solo funcionar dentro dos limites de um ecossistema, sustentando a produtividade biológica, mantendo a qualidade do meio ambiente e promovendo a saúde das plantas e dos animais.

·         DETERMINANDO NOVAS ÁREAS PARA PLANTIO
Hoje a Zilor tem a sua colheita 100% mecanizada, mas para que ocorra o sucesso na colheita mecanizada depende de vários fatores como: nivelamento do solo, formato e comprimento dos talhões, produtividade, homogeneidade do canavial, características varietais, qualidade da operação, treinamento do pessoal, etc. Ao trabalho de nivelamento, retirada de paus, tocos, pedras, restos de materiais estranhos e locação de estradas e carreadores dá-se o nome de sistematização. Hoje o termo sistematização tem um sentido mais amplo; referindo-se também ao sistema conservacionista e planejamento da sulcação.
O uso do cultivo mínimo nas operações agrícolas tem apresentando grandes respostas ao produtor, diminuindo o impacto de erosões causadas pela ação da chuva, e diminuindo as operações se tem uma menor desestruturação do solo. As operações são subsequente levantamento topográfico, determinação de zonas de manejo, construção de terraços e carreadores, dessecação, correção do solo, subsolagem.

3.    AVALIAÇÃO DA QUALIDADE

·         AVALIAÇÃO DE COMPACTAÇÃO DE SOLO
Um dos principais fatores que são limitantes a produção é compactação de solo, o uso de penetrômetro para verificar a dureza do solo em questão, pode ser o divisor em baixa e alta produtividade. Mas apesar de ser um fator de limitante de produtividade se não for corrigido de forma correta pode vir acarretar em danos piores a produção agrícola. A compactação é um método de estabilização de solos que se dá por aplicação de alguma forma de energia (impacto, vibração, compressão estática ou dinâmica). Seu efeito confere ao solo um aumento de seu peso específico e resistência ao cisalhamento, e uma diminuição do índice de vazios, permeabilidade e compressibilidade.
A compactação é causada por tráfegos constantes de maquinários, utilização de grades em camadas profundas. Detectado o nível de compactação da área é recomendando o uso de subsoladores para correção da condição do solo, mas o mau uso deste equipamento ao invés de descompactar as camadas do solo compactado acaba pressionando o solo aumentando ainda mais o nível de adensamento do solo nas superfícies  profundas


·         CORREÇÃO DE SOLO 
O manejo da fertilidade do solo, envolvendo correção da acidez e adubação, é um fator determinante da produtividade das culturas. Entretanto, o emprego de fertilizantes e corretivos deve ser criterioso e equilibrado, considerando que o uso do solo deve ser feito de forma a manter sua fertilidade em equilíbrio com o meio ambiente.
A cana-de-açúcar apresenta sistema radicular diferenciado de outras culturas, uma vez que, não havendo impedimentos físicos ou químicos, atinge camadas profundas do solo. Facilitar o crescimento das raízes em profundidade contribui para o aumento da produtividade da cultura, já que aumenta o volume de solo explorado para a retirada de água e nutrientes.
O uso de corretivos é fundamental para a melhoria da fertilidade do solo e dos ambientes de produção para a cana-de-açúcar. Considera-se como práticas corretivas o uso do calcário para corrigir a acidez, o uso do gesso para diminuir a atividade do alumínio e acrescentar cálcio em profundidade, e a fosfatagem, que adiciona fósforo em área total para aumentar o teor de fósforo em solos muito pobres deste elemento.
A correção da acidez do solo tem efeitos diretos e indiretos sobre as plantas, alterando características do solo, como: a neutralização do alumínio e do manganês, que podem ser tóxicos para as plantas; a elevação das concentrações de cálcio e magnésio; a elevação do pH;o aumento na disponibilidade de uma série de elementos, como o fósforo, por exemplo.
Efeitos indiretos dizem respeito ao aumento do sistema radicular das plantas em função da melhoria da fertilidade e do aumento do cálcio, maior produtividade em função da maior disponibilidade de nutrientes, melhoria nas características físicas e biológicas do solo. Para a cana-de-açúcar, a calagem tem possibilitado uma maior longevidade do canavial (em geral um corte a mais do que seria possível sem a calagem).
Ao iniciar uma operação de correção é necessária a avaliação dos maquinários, com teste de coleta é possível predizer o quando esta sendo distribuindo por faixa e seu tamanho de faixa com esses testes é recomendado a ao operador a condição correta de uso da maquina e assim realizar a calibração.

·         PLANTIO MECANIZADO 
No plantio deve obedecer a padrões de qualidade sobre rigorosidade, pois nesta etapa é definida a formação da cultura, mas, porém a distribuição de gemas é irregular apresentando em sua grande maioria gema com algum tipo de dano em sua estrutura.
O plantio mecanizado envolve vários desafios, como distribuição regular e uniforme de “toletes” em sulco, paralelismo e profundidade no sulco do plantio, distribuição regular das gemas, como o sistema é mecanizado é difícil a calibração do sistema de dosagem e verificação da qualidade das gemas.
 Os sulcos quem são feito no formato “V” apresentam, um baixo índice vegetativo das gemas quando são depositadas no sulco, ao contrario quando é depositado em sulco em formato trapezoidal as gemas tem uma melhor e maior distribuição das gemas facilitando assim o crescimento das plântulas.


4.    TRATOS CULTURAIS E CULTIVO

·         QUEBRA-LOMBO
As operações que tem como objetivo o nivelamento do solo nas entrelinhas, é denominado quebra-lombo é tem extrema importância na qualidade da colheita, pois se se houver cobertura do das plantas na hora colheita pode haver uma maior contaminação mineral, fora a perda de ATR devido à elevação do nível de corte na base da planta. Outro grave problema é a quebra de perfilho emitidos diminuindo a produtividade media esperada, nesses processos deve-se manter o padrão de nivelamento sem que haja deformidade e torrões.

·         ADUBAÇÃO DE CANA-SOCA
Adubação a cana e ação de aplicar os adubos ao lado das linhas de cana, superficialmente e misturado ao solo, no máximo a 10 cm de profundidade. Se for constatada deficiência de cobre ou de zinco, de acordo com a análise do solo, aplicar os nutrientes com a adubação de plantio. Atualmente há uma tendência em substituir a adubação química das socas pela aplicação de vinhaça, cuja quantidade por hectare esta  na dependência da composição química da vinhaça da necessidade da lavoura em nutrientes. Os sistemas básicos de aplicação são por infiltração, por veículos e aspersão, sendo que cada sistema apresenta modificações.

·         FERTIRRIGAÇÃO
A fertirrigação é uma técnica de adubação que utiliza a água de irrigação para levar nutrientes ao solo cultivado. Esta aplicação é feita através do sistema de irrigação mais conveniente à cultura, podendo-se utilizar técnicas como micro irrigação (por gotejamento ou por micro aspersão), aspersão (sob pivô central ou convencional), entre outras menos utilizadas, embora seja um sistema sofisticado o uso desse método de irrigação exige do produtor uma maior atenção na regulagem e a disponibilidade do jato aspersor para que possa ser disponibilizado realmente oque a planta necessita fisiologicamente. Através de métodos de coletas é possível detectar o índice volumétrico do pivô numa determinada área, esses testes são importantes para regulagem do mesmo.

·                    CONTROLE DE ERVAS INVASORAS
Os controles de plantas daninhas é uma das principais operações agrícolas de uma usina, envolvendo uma maior disponibilidade de tempo e pessoas, a operação deve seguir padrões de qualidades recomendado, o sucesso dessa operação agrícola se deve a cobertura correta da cultura com a calda, determinação correta do tamanho volumétrico da gota e sua uniformidade, quantidade correta do principio ativo, regulagem correta dos maquinários destinados à pulverização, verificação da qualidade das pontas de pulverizador, verificar a condição ambiental propicia para ação, esses são fatores relevantes em uma pulverização.


·                    COLHEITA MECÂNICA
A colheita mecânica ainda é fator desafio para excelência na produção, encara muita dessas dificuldades pode ser atribuída tanto ao operador, quanta a variável da cultivar, desenho do talhão e principalmente a maquina colhedora e sua regulagem, para reduzir esses tipos de impacto são dimensionados os sulcos no sistema de paralelismo e padronização da bitola, onde na colheita ou outra operação o maquinário deve passar sempre na mesma linha, criando assim um sistema canterização no solo, diminuindo assim a compactação do solo e o pisoteio da soqueira.

5.            CONCLUSÃO 
A usina Zilor vem se tornando uma referência em padrões de qualidade, com atitude simples e dedicação em cada uma das operações. A frente desse projeto inovador vem o Engenheiro Agrônomo Marcio Francisco Dias da Silva, tornado possível cada uma das soluções apresentadas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário